Alunos da zona rural participam de nova etapa do projeto Eco Teens
Estudantes da 8ª série da Escola municipal Nucleada de Aritaguá II participaram de mais uma etapa do projeto Eco Teens, um jornal ambiental custeado por infratores ambientais, cuja elaboração fica por conta dos próprios alunos. Nesta fase, cerca de 20 adolescentes participaram de uma oficina de jornalismo ministrada pela jornalista que integra a equipe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público da Bahia, em Salvador, Maiama Cardoso.
O curso foi realizado na sede da Secretaria de Educação, no Núcleo de Tecnologia Municipal, onde os alunos conheceram um pouco mais sobre a produção de um jornal, incluindo escolha e preparação das matérias, destaques e legendas, as etapas para sua confecção, termos jornalísticos e a estrutura organizacional de uma redação. Na semana passada, os alunos de Aritaguá II tiveram aulas de fotografia dadas pela fotógrafa Karina Passos, que atua como voluntária no projeto.
Para a diretora da escola, a professora Maria da Glória Alves Santos, a iniciativa vem despertando interesse dos alunos por outras àreas de conhecimento, o que ajuda a melhorar o rendimento em sala de aula. Na opinião da aluna, Samile Costa dos Santos, de 13 anos, “o projeto é uma ótima iniciativa é será bastante proveitoso no futuro”. Já na visão de Luciana de Oliveira Santos, de 17 anos, que também participa do Eco Teens, “as oficinas estimulam os estudantes a pensar e contribuir para transformar a realidade em volta, além de promover o entrosamento entre os adolescentes e a internet”.
O jornal Eco Teens será lançado no dia 29 de setembro de 2012 e será baseado no tema “O planeta ensina, a gente aprende”. Na edição, será possível apreciar os trabalhos dos alunos de Aritaguá II e seu olhar adolescente como "jornalistas" e "fotógrafos", tratando de temas ambientais. O projeto foi acompanhado pelas professoras Lania Roberta (Matemática), Lucimara e Débora (Linguagens), que estimularam os alunos em diferentes atividades, incluindo coleta seletiva na praia e visita ao aterro do Itariri, em Ilhéus.
O projeto Eco Kids é desenvolvido, através da 8ª e 11ª Promotorias de Justiça, em conjunto com Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Conselho de Acompanhamento do Fundeb.